• Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina - PPGAS


    O Programa de Pós-Graduação em Acústica Submarina (PPGAS) é um Programa stricto sensu composto de mestrado acadêmico. Foi aprovado pela CAPES em 2019 e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em maio de 2020.

    O mestrado acadêmico em acústica submarina inicia-se com uma revisão de técnicas matemáticas e tópicos fundamentais de Física, necessários para nivelar conhecimentos e relembrar conceitos importantes associados a propagação de ondas mecânicas. Disciplinas mais avançados explorarão modelos de propagação do som no oceano, transdutores eletroacústicos, sistemas sonares, técnicas de processamento de sinais e comunicação submarina.


    O PPGAS possui três linhas de pesquisa:


    1- Comunicação e redes de sensores submarinos: Desenvolvimento de técnicas de comunicação acústica, ótica e eletromagnética e de projetores e hidrofones capazes de operarem de forma confiável. Aplicação em redes de comunicação para sensores oceanográficos e para veículos submarinos, sistemas de auxílio à navegação submarina e monitoramento/vigilância de área.


    2- Monitoramento ambiental submarino: Desenvolvimento de sistemas de monitoramento e análise da paisagem acústica visando identificação do ruído antropogênico, ambiental e biológico. Acompanhamento e estabelecimento de índices de densidade populacional das espécies em determinada área.


    3-Propagação de energia no oceano: Estudo da geração, propagação e detecção de ondas mecânicas e eletromagnéticas no oceano visando o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de aquisição de dados, mapeamento, processamento de sinais, localização e classificação de alvos no meio submarino.


Disciplinas disponíveis